VITAMINAS & MINERAIS

Feitos para suprir as necessidades de minerais e vitaminas do organismo para atletas que precisam repor nutrientes perdidos nos treinos e em outras atividades físicas, ou complementar sua alimentação, o polivitamínico deixa a dieta mais completa e saudável. A maioria dos suplementos polivitamínicos contém diferentes grupos de vitaminas que auxiliam em funções básicas e vitais do corpo humano, além de ajudar na recuperação dos músculos e contem ação antioxidante. Para pensar em uma dieta completa é, de cara, lembrar das vitaminas. Elas são essenciais para a manutenção do bom funcionamento do seu corpo e trazem funções muito importantes na rotina do organismo. As vitaminas são compostos orgânicos e nem todos são produzidos pelo nosso próprio corpo. Por esse motivo, a ingestão deve ser feita de maneira regular. É importante lembrar que tanto a falta quanto o excesso de algumas vitaminas podem ocasionar problemas e prejuízos à sua saúde. As vitaminas são divididas em grupos, além das nomenclaturas usadas para cada conjunto delas. A principal forma de dividi-las é de acordo com a sua solubilidade: temos as lipossolúveis e as hidrossolúveis. As primeiras são obtidas juntamente a alimentos que são fontes de gordura. Este nutriente, além de outros aspectos, serve para garantir sua melhor absorção. Exemplos de vitaminas lipossolúveis são: Vitamina A: responsável por proteger o organismo de radicais livres. Vitamina D: importantíssima para a produção de insulina e para o fortalecimento do sistema imunológico. Vitamina E: também trabalha para a proteção eficaz do organismo contra os radicais livres, previne o câncer, reforça o sistema imunológico, entre outras. Vitamina K: muito importante na construção e manutenção dos ossos. Já as hidrossolúveis são dissolvidas em água, como é o caso da vitamina C e do complexo B. Elas não podem ser armazenadas e permanecem por pouco tempo no nosso organismo. Por isso, é importante o consumo diário para garantir a manutenção dos níveis indicados e para sentir seus benefícios. Os principais exemplos são: Vitamina C: tem papel muito importante na manutenção dos tecidos. Necessária para a síntese do colágeno, previne o câncer, aumenta a imunidade, entre outros. Vitaminas do complexo B (B1; B2; B3; B5; B6; B7; B9; B12): Ao todo, são várias as vitaminas ingeridas através de alimentos. Uma alternativa encontrada são os suplementos, tanto aqueles com vitaminas específicas quanto com multivitamínicos. As vitaminas de um modo geral, são boas para combater a oxidação celular, reforça e regula o sistema imunológico, ajuda a combater doenças crônicas e congênitas, auxilia no controle do colesterol, combate os radicais livres. No caso de você que está focado na musculação, as funções da vitamina E são ainda mais valorizadas, justamente pelo desgaste produzido em treinos contínuos e em uma rotina intensa de atividades.

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